SÓ HÁ VICTORIAH PARA O GUERREIRO, PARA O JUSTO, PARA O QUE ENFRENTA O MUNDO COM CORAGEM, OTIMISMO E ALEGRIA. DEUS É BOM! FORÇA! VICTORIAH SEMPRE!
Textos


Pedra

 

 

Como o dicionário define a palavra pedra?

 

 

substantivo feminino

 

1. 1.

 

matéria mineral sólida, dura, da natureza das rochas.

 

2. 2.

 

FIGURADO

 

pedaço dessa matéria.

 

"as pedras do leito de um rio"

 

(Oxford Languages)

 

Sinônimos: rocha, fraga, burgau, calhau, cascalho, pedregulho, penedo, penhasco, rebo, rochedo, seixo.

 

Pode significar templo, lugar de oração, marco, alicerce, firmeza de convicções e caráter:

 

Na passagem de Mateus 16.18, Jesus diz: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” e logo depois lhes dá as chaves do reino.



Pode significar arma, objeto que serve pra ferir, agredir, punir, condenar, julgar, matar alguém:

 

Em João 8:7, Cristo pronuncia a frase: “AQUELE QUE NÃO TIVER PECADO, ATIRE A PRIMEIRA PEDRA”, o que deixou todos aqueles que condenavam Maria Madalena, que havia praticado adultério, sem forças e sem razão para condená-la.

 

Pode significar traição " A mão que afaga é a mesma que apedreja" (Augusto dos anjos).

 

Pode significar empecilho, obstáculo, ou algo vultoso, ou importante, que surge repentinamente, como no poema “No meio do Caminho” de Carlos Drummond de Andrade:

 

“...Nunca me esquecerei desse acontecimento

 

na vida de minhas retinas tão fatigadas.

 

Nunca me esquecerei que no meio do caminho

 

tinha uma pedra

 

tinha uma pedra no meio do caminho

 

no meio do caminho tinha uma pedra"

 

 

 

Pedra Filosofal

 

“A pedra filosofal, é uma substância alquímica mítica capaz de transformar metais básicos como mercúrio em ouro ou prata. Também é chamado de elixir da longa vida, útil para o rejuvenescimento e para alcançar a imortalidade; por muitos séculos, foi o objetivo mais procurado na alquimia. Wikipédia”

 

Pedra : quadro negro, lousa.

 

Coração ❤️ de pedra que corresponde à alguém frio, sem emoções, sem compaixão, mau.

 

Existe a expressão “doido(a) de pedra”, quando se está referindo a alguém completamente sem senso.

 

O ditado “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, como metáfora da persistência em vencer obstáculos.

Algumas pessoas fazem sopa de pedra, para extrair sais minerais.

 

Rock and roll, , “roling stones gather no moss” ( pedras que rolam não criam limo).

 

E Petra a cidade de Pedra?! Petrópolis (cidade de Pedro, cujo nome deriva de pedra).

E todos os seus derivados como o verbo petrificar que vem de pedra e significa tornar-se pedra, tem até uma expressão no sentido de paralisar (de medo).

 

Petróleo, pedreiro, predaria, empedernido...

 

Gigantes de pedra existiram ou podem existir? A vida veio do pó. Podem haver fósseis no Interior das pedras. Vidas que se foram e até outras que podem ressuscitar. Outras, quem sabe as ciências dão nova vida, manipulando DNA?! Meteoros viajam pelo espaço, podendo transportar vidas.

 

O quartzo é misterioso. Os relógios de quartzo estão entre os mais precisos no mercado, pois utilizam as propriedades deste mineral para gerar impulsos e vibrações constantes e imutáveis. Isso acontece porque gera pulsos elétricos quando submetido a uma pressão física e também vibra fisicamente quando atravessado por uma corrente elétrica. (Blog do Magazine Luiza)

 

Vamos à história:

 

O pai de Maria, seu Ronaldo, há vinte anos, achou uma pedra muito bonita na mata, perto da praia. A levou para casa. 🏠 Foi só chegar, imediatamente, compôs uma bela canção. Talvez nem tivesse tido inspiração por causa da rocha, pois era um compositor muito prolífico. A deu para a filha, colecionadora, que vibrou. Nunca tinha visto uma pedra bruta tão linda.

 

De repente, começou a pensar que foi a pedra quem lhe deu inspiração, então, todos os dias a pedia pra filha e enquanto estava compondo, a colocava numa mesa de centro, de frente pra ele. Já nem a pedia mais à filha. E não era que começaram a surgir obras-primas?! E sorte, pois cantores começaram a pedir músicas e uns famosos. Então, enriqueceu. Mudou-se com a família para uma residência de alto padrão, e fez um altar para ela. Deu-lhe até um nome: Arenita. Seu Ronaldo desenvolveu o hábito de conversar com ela, pois atribuía poderes mágicos, auxiliando-o nas composições 🎶.

 

Um dia, seu Ronaldo teve um mal súbito e repentinamente deixou esta esfera.

A filha chorou em frente à rocha e, pela primeira vez, notou que o mineral tinha crescido pelo menos uns 30cm e ficou muito difícil de carregar, de tão pesada.

 

- Gente, não sabia que pedra crescia!

 

Foi pesquisar na Internet e viu que a ciência comprova que certas rochas minerais, dependendo de vários fatores, podem crescer ou diminuir mesmo.

 

- Então pedra também é um ser vivo?!🤔🤔

 

Sei que absorvem energias e podem energizar seres vivos e ambientes.

 

Não se sabe se por sugestão, ouviu a voz do pai sair de dentro da pedra:

 

- Minha filha, estou preso dentro da pedra!

 

 

LYGIA VICTORIA
Enviado por LYGIA VICTORIA em 29/09/2023


Comentários